O MITO DO FILHO QUE BATEU NA MÃE

 
ph_afonso1
Ligado à batalha de S. Mamede surgiu um dos mais persistentes mitos da História de Portugal: "o do filho que bateu na mãe".
Depois do combate, o vitorioso Afonso teria mandado prender D. Teresa em condições que esta descreveu assim, na versão transcrita pela IV Crónica Breve de Santa Cruz de Coimbra:
"Afonso Anriques, meu filho, prendeste-me e metestes-me em ferros Rogo a Deus que preso sejades, assi como eu sõo.
E porque me metestes nos meus pees ferros, quebrantadas sejam as tuas pernas com ferros e deserdaste-me da terra que leixou meu padre,
e quitastes-me de meu marido.
E mande Deus que se compra esto".
 Esta " praga" assenta que nem uma luva aos factos ocorridos em 1158, quando D. Afonso Henriques cercou Badajoz, a cidade mais importante em todo o ocidente da Península, então em poder dos mouros Almóadas.
O rei de Portugal e o seu cabo de guerra Geraldo Sem-Pavor estavam prestes a tomá-la quando foram apanhados entre dois fogos – pelos reforços mouros vindos de Sevilha e dos leoneses de Fernando II, em socorro… dos mulçumados.
Afonso Henriques, ao fugir, partiu uma perna contra um ferrolho de um portão – como "profetizara" D. Teresa.
Preso, o rei português teve de jurar ao rei de Leão (seu futuro genro) que renunciava às terras a norte do rio Minho, antes de poder ir curar a perna nas água sulfurosas das termas de S. Pedro do Sul.
Esta curiosidade àcerca da vida de D. Afonso Henriques, estaria muito certa, se a "maldição" não tivesse sido posta, pelo cronista, na boca de D. Teresa muitos anos depois da batalha de S. Mamede e do desastre de Badajoz.
Na verdade, a derrota da mãe saldou-se por uma retirada com toda a segurança para as terras dos Trava, na Galiza, onde D. Teresa acabou por morrer em 1130.
 
(in histórias da História-NS de João Ferreira)
 
Esta entrada foi publicada em História. ligação permanente.

Uma resposta a O MITO DO FILHO QUE BATEU NA MÃE

  1. maria emilia diz:

    O Tema sobre o Mito do filho que bateu na mãe….
    Eu por vezes quando ouço qualquer coisa que anda mal neste país,utilizo muito esta frase… "Quem teve a culpa foi
    D.Afonso Henrique bateu na mãe e roubou a própria mãe" como é que queremos que isto se endireite" eheeh."
    Os teus temas são geniais…olha no outro dia até  pos o meu filho a ler os teus textos sobre a historia …sabes que estes alunos de historia pouco sabem e quando o sabem é so para o exame ou testes…nao são como no nosso tempo que aprendiamos e ficava na nossa cabeça.
    Obrigada e continua,eu vou recordando tambem..
    Um abraço
    M.Emilia

Deixe uma Resposta

