MUMADONA DIAS

mumadona dias

 

Mumadona Dias foi condessa de Portugal no século X durante o primeiro condado Portucalense.

Filha do conde Diogo Fernandes e da condessa Onega Lucides, era tia do rei Ramiro II de Leão e neta de Vímara Peres.

Célebre, rica e mulher mais poderosa no Noroeste da Península Ibérica, é reconhecida por várias cidades portuguesas devido ao seu registo e acção.

Em 926 Mumadona já estava casada com o conde Hermenegildo Gonçalves, passando, porém, a governar o condado sozinha após o falecimento do seu esposo (c.928), que a deixou na posse de inúmeros domínios, numa área que coincidia sensivelmente com zonas que integrariam os posteriores condados de Portucale e de Coimbra.

Esses domínios foram divididos em Julho de 950 com os seus seis filhos, vindo Gonçalo Mendes a ficar com os do condado Portucalense.

O documento testamentário no qual faz a doação de seus domínios, gado, rendas, objectos de culto e livros religiosos ao mosteiro de Guimarães, datado de 26 de Janeiro de 959, é importante por testemunhar a existência de diversos castelos e povoações na região.

Apesar de não ser a fundadora de Felgueiras, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, o seu registo é pioneiro ao incluir pela primeira vez estas terras, que vêem a data do registo como fundação.

Por inspiração piedosa, mandou construir, na sua herdade de Vimaranes, um mosteiro duplex (misto, acolhendo frades e freiras), sob a invocação de São Mamede (Mosteiro de São Mamede ou Mosteiro de Guimarães), onde, mais tarde, professou.

Para a defesa deste mosteiro e do povoado que foi crescendo junto ao mosteiro, das incursões dos Normandos. Mumadona fez erguer um castelo (Castelo de Guimarães) que viria a tornar-se num dos monumentos mais simbólicos da nacionalidade portuguesa.

Em torno deste monumento  desenvolveu-se  o burgo de Guimarães, vindo a ser sede da corte dos condes de Portucale.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Mulheres que fizeram história. ligação permanente.

2 respostas a MUMADONA DIAS

  1. Margarida diz:

    Caro amigoantes de mais agradeço a sua visita e retribuo com amizade!!Sua entrada é muito importante…pois é devido a esta senhora que hoje temos um "Condado Portucalense"tão desenvolvido e tão bonito.Fico muito feliz por ter um amigo que também se interessa pela nossa história.pensei em adicionar no meu espaço as minhas ultimas leituras de história de PortugalTalvez arranje mais interessados por este tema tão importante para nós Portugueses…Desta com amizadeMargarida

  2. maria emilia diz:

    Meu Amigo…
    O teu espaço está um lugar onde podemos revivar a memória…ler e até aprender …
    gosto muito de História.
    parabens e um abração
    M.Emilia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s