FORTALEZA DE MAZAGÃO – MARROCOS

Image and video hosting by TinyPic

Dando continuidade à promessa de referenciar, aqui no meu espaço, alguns apontamentos sobre as 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo, cabe hoje a vez da Fortaleza de Mazagão em Marrocos.

Mazagão foi uma possessão portuguesa em Marrocos, no norte da África, correspondendo à actual cidade de El Jadida, 90 km para sudoeste de Casablanca.

Fundada em 1513 como entreposto comercial, resistiu à soberania dos mouros a custa de grande esforço e investimento da Coroa portuguesa, para servir os navegadores que faziam a rota da Índia.

 

A reedificação da fortaleza foi encomendada aos maiores arquitectos italianos e espanhóis, numa altura em que se transitava da guerra com armas de arremesso  para as armas de fogo. Assim se justifica a inclinação das muralhas, que deste modo repelem impacto das armas de fogo, assim como o alargamento das ameias, para a colocação das colubrinas, canhões e demais dispositivos.

No ano de 1541, no reinado de João III de Portugal foram demolidas as estruturas defensivas existentes, que estavam ultrapassadas, sendo substituídas por outras em molde renascentista, segundo se pensa consoante o plano de Diogo de Torralva e possivelmente outros engenheiros de renome como João de Castilho. A prova da sua inexpugnabilidade foi a resistência a um forte cerco islâmico em 1562.

Em 1769, o Marquês de Pombal, estrategista durante o reinado de D. José, decidiu que toda a cidade seria transferida para a Amazônia, no Brasil, outra região sob controle português que necessitava de garantias de soberania. Assim, a fortificação foi abandonada e destruída, tendo os seus habitantes partido para o Brasil, onde fundaram a vila de Nova Mazagão (actualmente apenas Mazagão, no Amapá).

As fortificações portuguesas de Mazagão foram inscritas na lista do Património da Humanidade pela UNESCO em 2004. Do conjunto, destaca-se a sua antiga Igreja da Assunção em estilo manuelino. No entanto, a fortaleza mostra o cruzamento entre as culturas europeia e marroquina, tanto na arquitectura, como na tecnologia e no urbanismo.

 

(in Wikipedia)

 

Esta entrada foi publicada em As 7 Maravilhas de origem portuguesa no mundo. ligação permanente.

Uma resposta a FORTALEZA DE MAZAGÃO – MARROCOS

  1. AnnA diz:

    Sabes que és especial!A amizade sincera é um oásis de repouso para o caminheiro da vida, na sua jornada de aperfeiçoamente . A amizade leal é a mais formosa modalidade do amor fraterno que santifica os impulsos do coração. Quem sabe ser amigo verdadeiro é, sempre, o emissário da ventura e da paz. Ter amizade é ter o coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa nas horas mais amargas da vida. Desejo-te uma feliz semana que os Anjos iluminem sempre teus caminhos, Beijos mil!AnnA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s